segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PRÁTICA DA FOTOGRAFIA USANDO CONCEITOS ARTÍSTICOS

Texto e Fotos: Cristiane Maietto
www.flickr.com/photos/cristiane_maietto
www.facebook.com/cristiane.maietto


Compreender a fotografia como arte mesmo que você não veja como um artista poderá mudar sua perspectiva sobre suas imagens e até mesmo a de outros fotógrafos. Ao dedicar um tempo de estudo nessa categoria, você irá compreender os conceitos e princípios da fotografia tais como: equilíbrio, contraste, ritmo, ênfase, repetição, proporção e unidade. A interpretação artística da fotografia abstrai os elementos técnicos como exposição, foco, entre outros, e ao mesmo tempo enriquece sua capacidade de análise de uma imagem. Esses princípios são fundamentais para a criação de uma boa composição fotográfica.

Equilíbrio – É distribuir elementos na fotografia de forma que tenha harmonia, o elemento fundamental para criação de equilíbrio em uma fotografia é justamente a eliminação de excessos ou ausência de itens, ou seja, “nem mais nem menos, é preciso estar no ponto”, os elementos da fotografia precisam se complementar. Uma das mais tradicionais maneiras de obter equilíbrio em uma fotografia é fazendo uso da chamada regra dos terços, a técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Foto: Gatos, Luz e Vênus (Equilíbrio)


Contraste – O contraste é basicamente a diferença nas propriedades visuais que faz com que um objeto seja distinguível de outros ou do plano de fundo, simplificando, de forma geral o contraste não se trata apenas de cores vibrantes e marcantes, mas de elementos que se distinguem do objeto principal por suas cores, texturas e/ou luminosidade. Elementos que tem cores fortes e vibrantes se destacam de um fundo borrado, ou textura diferente, ou luminosidade diferente, ou apenas cores pouco saturadas, sem contraste seria impossível distinguir uma imagem de outra, à medida que o contraste da figura principal reduz, ou chega à zero, nossos olhos não consegue mais distinguir o fundo da imagem principal.
  
Foto: Bem-te-vi (Contraste)


Unidade - É a conexão estética de elementos que contem características iguais, ou seja, imagens que contem formas, linhas, cores ou texturas semelhantes acabam estabelecendo um vínculo entre si, atraem-se, mesmo que estejam distantes uma da outra, por exemplo: duas figuras da cor amarela podem estabelecer um vínculo entre si, pois a cor é igual. Assim como figuras geométricas. Quadrados combinam com quadrados, círculos combinam com círculos, cores semelhantes se atraem. Essa harmonia pode ser dada pela repetição de elementos (seja qual for).

Foto: Gotas no Varal (Unidade)


Proporção – É a arte de relacionar duas medidas diferentes de forma harmônica. A proporção distribui os elementos na fotografia de acordo com a sua importância e tamanho, porém isso deve ocorrer de forma que duas medidas diferentes se relacionem bem. Com isso damos ênfase a um assunto, e deixamos outro em menor destaque, o resultado da técnica é basicamente deixar um elemento aspecto “ínfimo” em relação a outro. A Proporção Áurea.


Foto: Pista de Skate em São Bernardo do Campo (Proporção)


Ritmo – É responsável por conduzir nosso olhar, é o motivo por pararmos alguns instantes olhando a imagem, até que seu movimento seja completado, normalmente, até o fundo da composição. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo. Esse principio é bem perceptível em fotos que contenham linhas de fuga, que criam perspectiva.

Foto: Estrada (Ritmo)


Repetição - Elementos que se repetem, em resumo, a repetição trata os objetos como se estivessem em uma linha de produção, essa técnica é utilizada para reforçar a mensagem da imagem.

Foto: Garfos (Repetição)


Ênfase – É dar destaque ao assunto principal. Nessa situação o assunto principal se distingue muito bem do fundo ou de objetos a sua volta pela atenção que desperta no observador, ou seja, a figura é o que tem significado enquanto o fundo é o pouco significativo. Normalmente fotografias com fundos borrados, com pouca informação, ou com cores pouco vibrante ajudam a dar destaque no objeto central. Algumas técnicas utilizadas em fotografia tornam esse principio mais aparente, como no caso do: Panning, zooming, tilt-shift, que naturalmente enfatizam o elemento principal da fotografia.

Foto: Circo (Ênfase)



REFERENCIAS
João Werner - Comunicação Visual
Claudia Regina - Os Princípios das Artes na Fotografia
Max Cardoso - A fotografia arte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário